4 maneiras de comunicar o mesmo assunto em diferentes canais
As possibilidades de se comunicar são tantas e em tantos meios diferentes que é preciso ter em mente que a mensagem pode variar de forma muito significativa conforme o lugar em que será difundida.
Para te ajudar, elencamos quatro canais de comunicação e exemplos para você entender de forma prática as diferenças entre eles.
PUBLICIDADE
“Chegaram os novos produtos do Joãozinho”
Quando trata-se de um anúncio publicitário ou até mesmo de um publieditorial (anúncios com “cara” de matéria produzidas pelas agências para os clientes), a mensagem será tão explícita quanto direta. Nestes canais a possibilidade de controle absoluto sobre o que será publicado permite que se diga exatamente o que se quer transmitir.
JORNALISMO
“Empresa de Joãozinho lança novos produtos com foco no crescimento do setor”
No jornalismo, a mesma mensagem pode ser divulgada por uma assessoria de imprensa exatamente como o cliente deseja, mas sem a garantia de que será publicada na íntegra, ou com o mesmo viés dado ao texto.
Por isso, é fundamental a definição e execução de uma estratégia que leva ao máximo de assertividade quando as notícias são direcionadas à imprensa. Aqui, quanto maior a relevância do assunto e quanto maior o números de pessoas impactadas, maior será o aproveitamento pela mídia. Dados econômicos relevantes e serviços úteis à comunidade são alguns dos temas que costumam ter um bom aproveitamento.
BLOG
“Quatro dicas de como aproveitar melhor os novos produtos do Joãozinho”
Quando a comunicação é voltada ao blog da própria empresa, esse espaço pode ser usado de uma forma mais ampla, mas sempre levando em conta assuntos que interessem o público e que podem ajudar nas ferramentas de busca pelo leitor. Em outras palavras, é importante usar e abusar de títulos que chamem a atenção e que também levem o leitor a visitar o site e a interagir com a marca.
REDES SOCIAIS
“Produtos novos do Joãozinho no mercado”
Por fim, e nem por isso mesmo importante, as redes sociais também têm suas particularidades quando queremos transmitir uma mensagem. Por isso, ao contrário desta matéria longa (sim, sabemos que está comprido, mas adoramos escrever… risos), devemos apostar em conteúdos mais enxutos, diretos e com ótimas imagens para ilustrá-los