Empreendimentos podem se cadastrar gratuitamente para o Dia Livre de Impostos
Empreendimentos do comércio, dos serviços e da indústria de Caxias do Sul têm até 24 de maio para aderirem gratuitamente ao Dia Livre de Impostos (DLI). Realizada pelas CDLs Jovem de todo o Brasil, incluindo a de Caxias do Sul, a campanha de conscientização e de protesto a respeito da alta carga tributária será promovida no próximo dia 25. A escolha da data ocorre quando são completados cerca de cinco meses, marcando o tempo médio necessário que os brasileiros precisam trabalhar apenas para pagar os encargos do ano.
As ações ocorrem de forma simultânea em todo o território nacional e darão ênfase à venda de produtos e serviços com percentuais de descontos proporcionais aos impostos de cada item. A iniciativa visa chamar a atenção da população, do varejo e do poder público sobre os altos índices, o baixo retorno das arrecadações e a necessidade de simplificação e unificação de tributos. O Dia Livre de Impostos ocorre há 17 anos no país, sendo que esta será a quinta vez consecutiva que a CDL Jovem de Caxias do Sul encabeça a organização da iniciativa na cidade.
Para participar, os empreendimentos precisam cadastrar, até o dia 24 de maio, os produtos ou serviços promocionais que irão comercializar no dia 25 de maio. Não é necessário que o empresário coloque à venda todos os itens com desconto, porém é obrigatório dar a redução proporcional do valor do respectivo tributo à nível nacional. O desconto referente ao encargo é apenas para o consumidor, para demonstrar a ele o percentual de imposto sob o produto ou serviço. A inscrição é gratuita e deve ser feita, exclusivamente, através do site www.dialivredeimpostos.com.br. Para aderir, não é preciso ser associado a CDL Caxias do Sul.
As empresas cadastradas terão direito a um kit da campanha, que inclui cartaz para a vitrine, folder, balões e tags de desconto, e que deverá ser retirado na sede da CDL Caxias. Para os lojistas de shoppings, os estabelecimento também serão contemplados com adesivos de vitrine.
“Queremos conscientizar e trazer esse debate à tona para que toda a população tenha conhecimento do quanto pagamos de encargo. Há produtos que chegamos a pagar 50%, 60% só de impostos. Precisamos pensar numa forma de tributação que garanta maior eficiência e competitividade à produção brasileira, à criação de empresas em todo o território nacional e à diminuição do custo Brasil”, destaca Gabriel Comerlato, diretor da CDL Jovem de Caxias do Sul, enfatizando ainda a importância da adesão de empresários de todos os setores, desde comerciantes, salões de beleza, restaurantes até postos de gasolina.
Além da participação dos estabelecimentos, a CDL Jovem Caxias realizará mobilizações pelas ruas da área central e pelo Shopping Villagio, com um dinossauro, em alusão ao mascote da iniciativa, o Impostossauro. Durante este mês, os perfis oficiais da CDL Jovem Caxias nas redes sociais também estão divulgando conteúdos que abordam o tamanho da “mordida” da carga tributária no Brasil, com posts e vídeos de cunho informativo.
De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a expectativa é que neste ano mais de 50 mil estabelecimentos de todo o país participem, movimentando R$ 3,6 bilhões em negócios.
Conforme a CNDL, os setores de comércio e serviço representam 70% do produto interno bruto e 76% dos estabelecimentos comerciais do Brasil. Também são responsáveis por 56% de todos os postos de trabalho do país. Já em Caxias do Sul, segundo levantamento da CDL do município, os mesmos segmentos somavam, em março, 76% das empresas registradas na cidade, sendo 50,4% voltadas aos serviços e 25,6% ao comércio. Os setores também empregam 51,5% da população, sendo que o comércio representa 17,2% desta fatia.
PRODUTO/SERVIÇO E A CARGA TRIBUTÁRIA MÉDIA NO BRASIL*
Academia 27%
Bebida Alcoólica / Cigarros 43%
Bebidas sem álcool 26%
Bijuterias 34%
Bolsas e Malas 40%
Brinquedos 34%
Cama, mesa e banho 28%
Celulares 40%
Chocolate 34%
Cinema 30%
Eletrodomésticos 34%
Eletrônicos 43%
Estacionamento 16%
Higiene Pessoal 46%
Joias / Relógios 30%
Livros 15%
Maquiagem 58%
Óculos 34%
Outros Serviços 16%
Papelaria 32%
Perfumaria 70%
Remédios 31%
Restaurantes 32%
Salão de beleza 26%
Sapatos 31%
Utensílios para o lar 37%
Vestuário 31%
*Fonte: Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL)
FOTO
Legenda: Neste ano, a expectativa da CNDL é que mais de 50 mil estabelecimentos de todo o país participem do DLI, movimentando R$ 3,6 bilhões em negócios. Em Caxias do Sul, iniciativa é encabeçada pela CDL Jovem.
Crédito: Camila Ruzzarin/MCom Comunicação