Blog

Vendas do Dia dos Namorados crescem 3,6% em Caxias do Sul

 Vendas do Dia dos Namorados crescem 3,6% em Caxias do Sul

As projeções de estabilidade nos negócios e de aumento no tíquete médio no Dia dos Namorados foram confirmadas pelos lojistas caxienses. A pesquisa da CDL Caxias registrou um leve aumento de 3,6% nas vendas em relação ao ano passado. Já o valor gasto pelos casais no comércio local ficou um pouco acima do projetado nas intenções de compra, alcançando R$ 255,07 contra os R$ 249,25 informados antes da data.

Os itens mais vendidos combinam com a sazonalidade da celebração realizada no final do outono e que, neste ano, já registrou temperaturas mais amenas em relação às datas comemorativas anteriores. Botas, blusas, calças, malhas, jaquetas e moletons foram os preferidos para quem foi às compras buscando vestuário e calçados.

Para 61,3% dos lojistas as vendas foram melhores ou iguais frente a 2022. Entre os motivos, eles apontaram a maior divulgação da loja e dos produtos nas redes sociais (42,3%) e as promoções (38,5%). Neste ano, 82,9% dos comerciantes anunciaram nas mídias digitais para divulgar a loja e os produtos que costumam ter maior procura na data mais romântica do ano.


“Mesmo não sendo uma data tão forte para o comércio como outras do nosso calendário, como o Dia das Mães e principalmente o Natal, o Dia dos Namorados ajuda a movimentar as lojas, a atrair consumidores e contribuir com as vendas do mês. Temos observado um aumento em decorações e vitrines especiais, com um número que chegou a 77,4% de empresários que afirmaram ter repetido ou até mesmo ampliado esse cuidado neste ano”, observa Carlos Alberto Cervieri, gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias.

O executivo cita ainda a consolidação das vendas através dos canais digitais, sendo o WhatsApp (38,6%), Instagram (28,1%) e o Facebook (15,8%) como os meios preferidos dos consumidores que optaram por comprar de forma on-line.    

“Esse modelo representou 9,6% do total das comercializações nesta data. É importante que o lojista atente para as possibilidades de uso dessas plataformas para a venda, e leve a mesma qualidade do atendimento para estes canais. Temos visto em outras datas comemorativas que grande parte dos consumidores busca informações sobre os produtos em sites e redes sociais, mas efetua a compra na loja física”, informa Cervieri.

Mais de 70% das compras foram realizadas na semana, na véspera ou no dia, 16,3% foram nas duas semanas que antecederam a data e apenas 12,2% realizadas num período anterior a 15 dias.     

Para o levantamento sobre o resultado das vendas no Dia dos Namorados foram ouvidos comerciantes dos segmentos de vestuário e calçados (45,1%), floriculturas (25,8%), cosméticos (19,4%), joias e relógios (6,5%) e bebidas e alimentos (3,2%).

FOTO
Legenda:
Tíquete médio chegou a R$ 255,07 com destaque para a venda de itens de inverno como blusas, botas e malhas

Crédito: Alencar Turella/CDL Caxias 

Compartilhe esta postagem:

A MCom utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.