Pesquisa da CDL Caxias aponta estabilidade nas vendas para o Dia dos Pais
Apenas quatro em cada 10 caxienses devem adquirir presentes neste Dia dos Pais. A tradicional pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias, realizada com 955 moradores de diferentes pontos da cidade, mostra que as vendas deverão se manter estáveis em comparação com 2022. O movimento já era esperado e segue a tendência de outras datas comemorativas do ano, como Páscoa, Dia dos Namorados e Dia das Mães.
A redução de 12,3% na intenção de compras da população deve impactar o volume de negócios, que serão amenizados pelo aumento de 14,4% no ticket médio, com R$ 273,99 por consumidor e cerca de 1,3 presente. Quase 50% dos entrevistados afirmaram que vão gastar mais do que em 2022 e outros 45,2% disseram que o valor investido será igual ao do ano passado. Entre os motivos que os levam a gastar mais, 49,7% declararam que os produtos estão mais caros e 41,6% porque querem adquirir um presente melhor.
“O consumidor está mais cauteloso. A inflação, que prejudicou mais alguns segmentos como o vestuário, e o aumento da inadimplência são fatores que colaboram para a redução das compras e recaem para que os clientes busquem alternativas mais em conta para presentear”, explica Cleber Figueredo, coordenador de Tecnologia, Informação e Inovação da CDL Caxias.
Setenta por cento dos entrevistados informaram que já sabem o que comprar neste Dia dos Pais: itens de vestuário (49,2%), calçados (17,4%) e perfumes e cosméticos (12%) estão entre os preferidos da lista. Quase 65% dos agraciados serão os próprios pais, 24,1% os parceiros e 3,1% os sogros.
Entre os fatores para a decisão do local estão o atendimento (40%), o produto (39,8%) e os preços e condições de pagamento (9,8%).
“Os consumidores valorizam estabelecimentos que tenham vendedores que atendam com atenção, expliquem sobre os produtos e ajudem na escolha dos itens e que também ofereçam produtos diversificados e de qualidade”, cita Figueredo.
Pouco mais de 75% dos participantes pretendem pagar as compras à vista, o que evidencia mais uma vez a cautela do consumidor, que não quer se endividar. O Pix foi a forma de pagamento que mais cresceu na pesquisa, passando de 15,5% para 20,2% das escolhas deste ano.
“É bom para os dois lados, pois evita que a população fique inadimplente e para o lojista representa a certeza do pagamento e do recebimento imediato. E isso pode ser usado ainda como estratégia para os comerciantes alavancarem as vendas através de promoções para pagamento à vista”, complementa o coordenador.
Sentimentos de afeto influenciam nas decisões
A pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias para o Dia dos Pais identificou um aumento na quantidade de pessoas que disseram ser influenciadas pelos sentimentos de amor e gratidão. Quase 90% dos entrevistados afirmaram que as emoções afetivas despertadas pela data fazem com que eles comprem mais itens (52,2%), levem a criar surpresas (28,5%) e celebrem mais o Dia dos Pais (17,7%).
“Uma forma de ajudar a despertar esses sentimentos na hora da compra são as decorações dos estabelecimentos. Esse ponto é importante, pois a pesquisa registrou também um aumentou na quantidade de pessoas que se sentem influenciadas pela decoração e o quanto isso colabora para que elas entrem e confiram os produtos”, indica Figueredo.
Além dos presentes, 86,3% dos consumidores pretendem fazer algo diferente no dia 13 de agosto. Pouco mais de 74% vão realizar um almoço em casa, 18% vão a restaurante e 7,5% farão um passeio ou viagem.
68% dos presentes serão comprados na semana
Característico do comportamento dos brasileiros que deixam para ir às compras próximo das datas comemorativas, o Dia dos Pais deste ano não será diferente. Quase 44% dos entrevistados pela CDL Caxias afirmaram que vão adquirir os presentes na semana que antecede o dia 13 de agosto e outros 24,3% na véspera ou na própria data.
“O pagamento salarial, que neste mês cai no dia 7, também é um dos fatores que influenciará as pessoas a adquirirem produtos e serviços em cima da hora. O número expressivo de vendas na própria data é até um dos motivos pelo qual o comércio físico pode ter um melhor desempenho do que o digital, já que o item pode não chegar a tempo para presentear”, comenta o coordenador de Tecnologia, Informação e Inovação da CDL Caxias.
As lojas físicas representam 88% das escolhas dos participantes do estudo para a compra final dos produtos. Sendo que destes, 56,7% pesquisam e compram nos estabelecimentos presenciais, 31,3% se informam no on-line e adquirem no físico e 11,4% fazem tudo no virtual.
Lojas do Centro devem ter maior movimento
Os estabelecimentos localizados na área central de Caxias do Sul devem registrar uma maior movimentação neste Dia dos Pais. As lojas do Centro, que representavam 44,3% das escolhas em 2022, devem abocanhar uma fatia ainda maior neste ano, com 61,9% das preferências.
Com a migração dos consumidores, os shoppings e centros comerciais deve sofrer mais impacto nas vendas. Na comemoração deste ano, 19,8% das escolhas dos consumidores devem ocorrer nestes pontos, enquanto que em 2022 era de 29,8%.
Motivos que levariam às compras
Dentre os 59,5% dos consumidores que declararam que não irão às compras neste Dia dos Pais, 12% disseram que se o atendimento fosse melhor poderiam adquirir presentes para a data e outros 8% afirmaram que descontos, promoções e prazos de entrega os atrairiam para as lojas. Entretanto, 65,4% dos participantes declararam que mesmo que ações fossem realizadas pelos comerciantes, não iriam adquirir presentes para a celebração.
Sobre a pesquisa da CDL Caxias
A pesquisa de intenção de compras para o Dia dos Pais da CDL Caxias foi realizada entre os dias 19 e 21 de julho, com 955 moradores de diferentes pontos do município. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O estudo pode ser acessado na íntegra em blog.cdlcaxias.com.br.
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Legenda: Lojas do Centro de Caxias do Sul representam 61,9% da preferência dos consumidores entrevistados pela CDL.