Vendas de Dia dos Pais têm estabilidade, mas ticket médio superou expectativa e atingiu R$ 282
As vendas do comércio caxiense para o Dia dos Pais registraram estabilidade em relação a 2022. Os 3,70% de alta mantém a tendência de outras datas comemorativas no ano, que também foram de incremento tímido para empresários dos segmentos de vestuário, calçados, eletroeletrônicos, bebidas, alimentos, perfumes e cosméticos.
Para 39,4% dos lojistas, as comercializações foram piores, enquanto 36,4% apontaram que se mantiveram nos mesmos patamares da data no ano passado. Quase um quarto (24,2%) avaliaram que as vendas foram melhores. A amostragem, realizada pela CDL Caxias, ocorreu entre os dias 16 e 18 de agosto.
A compra de produtos com menor valor foi apontada por 31,2% dos lojistas como motivo que contribuiu para o resultado, enquanto 20,8% alegaram a redução do poder aquisitivo da população. Outros 16,7% sinalizaram as promoções e 14,6% destacaram maior divulgação da loja e dos produtos nas redes sociais como justificativas para a estabilidade no levantamento deste ano.
Para 12,5% dos comerciantes, o aumento nos preços e a inflação, além da pouca incidência de frio (4,2%) também apareceram como fatores para a estabilidade das comercializações para a data que homenageia os pais.
Apesar da moderação dos consumidores na ida às compras, o ticket médio chegou a R$ 282,83, superando em 3,2% a projeção da pesquisa de intenção de compras da entidade, realizada em julho. A preferência da população continua sendo pelas lojas físicas. O levantamento questionou se os empresários haviam decorado os estabelecimentos com a temática Dia dos Pais e 86,7% responderam positivamente. Pouco mais de 8% do total de vendas para a data foi efetivado pelos canais digitais, sendo o WhatsApp a ferramenta mais utilizada por quase a metade dos negócios (46,7%).
“Seguindo a tendência de vendas dos últimos meses, o desempenho geral não foi muito bom, conforme relato dos próprios lojistas. O frio não veio com a intensidade esperada, o que acabou reduzindo significativamente a ida dos consumidores aos estabelecimentos”, destaca o coordenador de Tecnologia, Informação e Inovação da CDL Caxias do Sul, Cleber Figueredo, reforçando que o resultado do levantamento não surpreendeu a entidade.
A pesquisa apontou que a maioria dos moradores da cidade deixou as compras de Dia dos Pais para os últimos dias. Do total de entrevistados, 51,1% adquiriram no sábado, enquanto 35,6% foram em busca de presentes na sexta-feira e 8,9% na quinta-feira. Apenas 4,4% foram às compras com uma semana de antecedência.
Malhas (27,3%) e calçados (23,6%) lideraram as vendas, seguidos pelos cosméticos (12,7%) e bebidas e alimentos (10,9%). O pagamento em dinheiro foi a principal opção de pagamento (34,1%), seguido por cartão de crédito (22,7%), pix (20,5%), cartão de débito (18,2%) e crediário (4,5%).
Figueredo aponta que a expectativa é para um desempenho melhor neste segundo semestre, especialmente o último trimestre do ano, quando a movimentação no varejo tende a ser mais positiva, especialmente em função do recebimento do 13º salário e proximidade do Natal.
“É fundamental que os lojistas procurem identificar as dificuldades e demandas dos consumidores e clientes para, dessa forma, criar estratégias atraentes que motivem a procura por determinados produtos ou serviços”, sugere Figueredo.
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Legenda: Apesar da moderação dos consumidores na ida às compras, o ticket médio chegou a R$ 282,83, superando em 3,2% projeção da entidade
Crédito: Alencar Turella/CDL Caxias, divulgação