Blog

Comércio caxiense registra crescimento pelo segundo mês consecutivo

Comércio caxiense registra crescimento pelo segundo mês consecutivo

As vendas no comércio caxiense tiveram um crescimento de 2,07% em julho em comparação com junho. Pelo segundo mês seguido, o varejo da cidade apresentou incremento, após um período de 90 dias em queda. Entretanto, em relação ao mesmo período de 2022, houve redução de 3,35%. No acumulado do ano as vendas foram positivas, com expansão de 4,40%, e de 8,21% nos últimos 12 meses.

As informações sobre os números do comércio foram divulgadas em coletiva de imprensa do Termômetro de Vendas da CDL Caxias, na manhã desta terça-feira (12), na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) do município.

O mês de julho também registrou aumento no volume de consultas do SPC, que cresceu 35,35% em relação ao mês anterior, e ampliação de 53,60% na inclusão de débitos no sistema.

Para o assessor de Economia e Estatística da CDL Caxias, Mosár Leandro Ness, os números indicam uma melhora frente ao primeiro semestre, mas precisam ser analisados com cautela em função do arrefecimento em relação a julho de 2022.

“Estas sequências de bons resultados são importantes para reverter os índices negativos do primeiro semestre e para recuperar os resultados de longo prazo, mantendo números positivos nos acumulados do ano e de 12 meses. Estes índices não podem ser tratados como ruins, mas estão em queda. E é por este motivo que precisamos ficar atentos aos resultados dos próximos meses para que possamos fechar o ano com números melhores dos que tivemos no ano passado”, resumiu.

O gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri, citou os dados da pesquisa realizada pela entidade que apontou que o inverno menos rigoroso afetou as compras no comércio caxiense. De acordo com o levantamento, 43,3% dos consumidores entrevistados relataram que a baixa incidência do frio fez com que comprassem menos em comparação a 2022.

“Em julho não temos nenhuma data comemorativa que seja relevante para o comércio. Isso, somado ao fato de termos um inverno sem as temperaturas baixas que tivemos em anos anteriores, fez com os resultados não fossem os esperados para o mês. O que chama atenção é o incremento significativo de consultas ao SPC, que demonstra uma vontade e um ambiente de negócio que podem se concretizar nos próximos meses, podendo movimentar a economia”, sinalizou o gerente.

FOTO
Legenda:
Julho voltou a apresentar crescimento no comércio de Caxias do Sul mesmo com ausência de datas comemorativas               
Crédito: Alencar Turella/CDL Caxias, divulgação

Compartilhe esta postagem:

A MCom utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.