15 pratos para harmonizar na Semana Farroupilha
No Dia do Gaúcho, celebrado em 20 de setembro, a cultura e a gastronomia ganham ainda mais destaque pelos quatro cantos do Rio Grande do Sul. Uma série de atividades especiais, como desfiles temáticos, acampamentos, danças, almoços e jantares exaltam a data, que é comemorada durante a Semana Farroupilha.
E nada melhor do que desfrutar a deliciosa culinária acompanhada de bebidas, sejam alcoólicas ou não. Linguiça campeira, costelão, arroz carreteiro, risoto de pinhão, sagu e ambrosia são alguns pratos típicos que vão muito bem com vinhos tintos e brancos, espumantes ou suco de uva.
O sommelier da Cooperativa Vinícola Aurora Marcelo dos Santos destaca que a companhia conta com vasta opção de produtos para excelentes harmonizações nessa data especial. O especialista selecionou 15 pratos emblemáticos. As opções combinam com uma diversidade de produtos da marca, inclusive alguns deles lançamentos recentes. As sugestões se encaixam em todos os gostos e bolsos.
Santos frisa também que a temperatura das bebidas garante ainda mais satisfação na combinação dos pratos. O sommelier da Aurora explica que o ideal é que o vinho não seja muito gelado, ao contrário do espumante, que é recomendado mais tempo de resfriamento.
“Em temperaturas abaixo de 5°C, as papilas gustativas começam a não perceber o sabor do vinho em sua totalidade”, explica.
Portanto, os tintos mais estruturados devem ser servidos entre 14°C e 16°C, enquanto os mais leves entre 12°C e 14°C. Já os brancos, indica-se entre 8°C a 12°C, e para os espumantes entre 6°C a 8°C.
Confira abaixo algumas saborosas sugestões de harmonizações:
Opções com carnes
Abrindo os trabalhos com o delicioso costelão, que demanda bastante tempo de fogo e, dessa forma, garante maciez e estrutura para a carne. Por isso, harmoniza com vinhos encorpados, guarnecidos por um ano em barris de carvalho e ótima acidez para suportar a gordura do alimento. Para acompanhar, a sugestão é o Aurora Millésime Cabernet Sauvignon, vinho ícone da marca, produzido somente em anos excepcionais de maturação para a variedade considerada a rainha das uvas tintas. A safra 2019 foi lançada neste mês e chegará ao mercado em novembro.
O tradicional churrasco de picanha, cordeiro ou ovelha também pede vinhos intensos, encorpados e com elevada quantidade de taninos. A combinação tende a deixar a carne mais fácil de ser consumida, assim como a carne também deixa o vinho mais fácil de ser degustado, ou seja, um casamento perfeito. A indicação é o Tannat Gran Reserva, produzido na Campanha Gaúcha.
A vaca atolada, que leva em seu preparo carne bovina e mandioca, pede um vinho com elevada acidez e taninos elegantes. Por ser um prato untuoso e com muita estrutura, combina com o Touriga Nacional Gran Reserva.
Para o lombo suíno, a pedida é o Chardonnay Pinto Bandeira. Por ser uma carne branca assada e com pouca gordura, o prato exige um vinho branco de agradável acidez com passagem em barril de carvalho.
Quem gosta de arroz carreteiro, os temperos utilizados nesse prato demandam um vinho de média estrutura, boa acidez e notas de frutas frescas e especiarias. Ele pode ser harmonizado tanto com o tinto Aurora Varietal Petit Verdot, safra 2022, lançada há poucos dias, como o espumante Extra Brut Pinto Bandeira.
O entrevero, prato de muitos sabores e texturas, além de cortes de carnes diversos, harmoniza com espumantes de boa estrutura e excelente acidez, garantindo frescor e corpo para sustentar o peso do prato. As sugestões de acompanhamento são as borbulhas do Extra Brut Pinto Bandeira ou do Chardonnay Procedências.
Ótima sugestão de aperitivo, a linguiça campeira, por ser picante e temperada, pede vinhos ou espumantes rosados, meio-secos ou com elevada acidez. O vinho branco Riesling Pinto Bandeira é uma boa pedida, pois a acidez realça o sabor do prato, limpando o paladar. A linguiça também pode ser apreciada acompanhada do espumante Brut Rosé Aurora.
O casamento agradável para o charque é o Extra Brut Pinto Bandeira. O frescor e o volume em boca desse espumante ressalta o sabor do alimento, deixando-o mais agradável de ser consumido.
Vegetarianos
Quem é vegetariano não fica de fora das comemorações. Legumes assados na brasa trazem a sensação de estrutura ao alimento, combinados com os aromas e sabores de defumação. Um vinho de médio corpo, com passagem em barril de carvalho é uma opção atrativa, como o tinto Aurora Varietal Rebo, safra 2022, recentemente apresentado ao mercado.
O Rebo também é uma excelente sugestão de harmonização com cogumelos na brasa. A bebida garante aromas terrosos e de especiarias, além de acidez e estrutura.
Outro prato típico gaúcho e que pode ser apreciado por vegetarianos é o risoto de pinhão, que vai muito bem com o Aurora Varietal Petit Verdot, vinho tinto de média estrutura, mas rico em aromas frutados e de boa acidez.
E não poderia faltar o pão de alho. Como aperitivo, ele harmoniza com o espumante Pinot Noir Procedências. Elaborado no estilo charmat longo, garante mais volume em boca, deixando o pão de alho mais agradável.
Sobremesas
Para as sobremesas, o Colheita Tardia Branco é unanimidade, mas os pratos sugeridos abaixo vão muito bem também com bebidas não alcoólicas, como o Zero Álcool Aurora e o suco de uva, que garantem o dulçor necessário como acompanhamento.
O sagu é um clássico da gastronomia do Sul do Brasil. Ressalta a presença do vinho em sua preparação, por isso, bebidas suaves vão muito bem.
Para os que preferem sobremesas com frutas, que tal banana com doce de leite na brasa? O doce natural da fruta e, principalmente, do doce de leite, pedem um vinho branco suave, com dulçor acentuado, mas que tenha uma boa acidez para harmonizar com o prato.
Para fechar, a ambrosia e suas especiarias também merecem um vinho suave de grande acidez e frescor.
Crédito da foto: Divulgação.