Núcleo Mulher Empreendedora da CDL Caxias traça o perfil das empresárias associadas
Quem são as mulheres empreendedoras associadas à CDL Caxias? Quais são as principais dores e dificuldades do negócio? Como traçar ações de fomento ao empreendedorismo feminino local? Foi com o objetivo de responder a questionamentos como estes que o Núcleo Mulher Empreendedora da CDL Caxias encomendou uma pesquisa para traçar o perfil do empreendedorismo feminino. Atualmente, 17,6% das 5.429 empresas associadas à entidade têm mulheres à frente dos negócios e outros 43,2% são comandadas por mulheres e homens.
Dos 312 negócios contatados pela pesquisa da CDL Caxias, que tinham pelo menos uma empresária no quadro societário, foi identificado que o maior percentual de empresas administradas por mulheres é do ramo do comércio (59,9%), seguido pelos serviços (32,4%) e indústria (7,7%). Desses, 49,7% são empreendimentos de pequeno porte (EPP), 35,6% microempresas, 10,5% médias e grandes empresas e 4,2% MEI.
Pouco mais da metade das participantes (51%) possui entre um e quatro funcionários, enquanto 16,3% de cinco a oito, 12,2% mais de 13 e 9% entre nove e 12 colaboradores. A pesquisa identificou que 11,5% dos negócios não tem nenhum funcionário.
Shaíze Maldonado Roth, uma das coordenadoras do Núcleo Mulher Empreendedora CDL Caxias, explica que a pesquisa foi encomendada justamente para conhecer de forma mais palpável a realidade, as dificuldades e os desafios das empreendedoras da cidade e, dessa forma, criar estratégias e ações para auxiliá-las.
O estímulo da entidade busca fortalecer o empreendedorismo feminino e aumentar a participação das mulheres no meio empresarial. A gestora destaca que os avanços existem, porém ainda são lentos, como mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2022. O percentual de mulheres à frente dos negócios no Brasil é de 34,4%, enquanto no Rio Grande do Sul é de 33,9%.
“No início de 2023, a CDL Caxias criou o Núcleo Mulher Empreendedora com o intuito de trazer para a entidade mulheres que geram valor. Queremos contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional, garantir ainda mais conhecimento, proporcionar qualificação, momentos de conexão e apoio aos inúmeros desafios do cotidiano. É fato que, cada vez mais, as mulheres precisam se fortalecer e ter clareza do seu potencial, por isso, acredito que teremos ainda mais êxito na ampliação de espaços femininos”, destaca Shaíze.
45,5% das empresárias têm mais de 50 anos
O perfil da empresária mapeado pela CDL Caxias mostra que a faixa etária predominante é dos 50 aos 54 anos, com 23,7% de participação, seguida por 60 anos ou mais, com 21,8%. Na sequência, estão mulheres entre 40 e 44 anos (17%), 45 e 49 anos (13,5%), 35 e 39 anos (12,8%) e 30 e 34 anos (8%). Apenas 3,2% têm entre 18 e 29 anos.
A maioria das associadas tem dois filhos (34,3%), enquanto 31,7% têm apenas um filho, 25,3% não tem filhos, 7,7% tem três filhos e 1% tem quatro ou mais filhos. Pouco mais de 70% são casadas ou possuem união estável e 29,5% são solteiras, separadas ou viúvas.
Quase 47% tem ensino superior completo, 21,8% possuem ensino médio, 14,1% ensino superior incompleto, 12,8% tem pós-graduação completa e 4,5% ensino fundamental.
Machismo ainda é um desafio
Os obstáculos enfrentados
Carmen Dalcin, também coordenadora do Núcleo Mulher Empreendedora da CDL Caxias, enfatiza que a informalidade ainda é uma realidade muito presente na vida das mulheres, especialmente pelos custos que envolvem abrir e gerir um negócio. Dados do IBGE de 2022 revelam que 53,2% das mulheres que dizem ser empresárias no Rio Grande do Sul não possuem CNPJ.
“Queremos ser a mão amiga, que orienta, compartilha angústias e vitórias, constrói pontes e promove união entre as mulheres empresárias”, completa.
O Perfil do Empreendedorismo Feminino foi realizado pelo Núcleo de Informações do Mercado da CDL Caxias. A pesquisa tem 95% de nível de confiança e 5,3% de margem de erro.
Dia 21 tem encontro para associadas
Para exaltar o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, celebrado oficialmente no próximo domingo (19), o Núcleo Mulher Empreendedora da CDL Caxias promove no dia 21 de novembro, a partir das 7h30, a segunda edição do ‘Mulheres de Negócios: conectando oportunidades’.
Intitulado ‘Troca de Cartões’, o evento consiste em um pitch de vendas, permitindo que as empresárias apresentem seus produtos e serviços por meio de um discurso objetivo e de curta duração. A ação promoverá uma manhã de networking feminino, quando as participantes poderão conhecer e trocar experiências de negócios.
O evento é exclusivo para mulheres associadas à CDL e as inscrições podem ser realizadas pelo Portal do Associado, por meio do link http://portal.cdlcaxias.com.br/login
SERVIÇO
O que: Mulheres de Negócios: conectando oportunidades
Quando: 21 de novembro (terça-feira)
Programação:
7h30 - Café da manhã
8h - Abertura
8h15 - Troca de Cartões
9h30 - Encerramento
Local: CDL Caxias (Rua Sinimbu, 1415, Sala Qualifica, Centro)
Inscrições: gratuitas e exclusivas para associadas à CDL Caxias http://portal.cdlcaxias.com.br/login
FOTO
Legenda: Shaíze Maldonado Roth e Carmen Dalcin comandam o Núcleo Mulher Empreendedora da CDL Caxias, criado para estimular as empresárias da cidade
Crédito: Alencar Turella
Legenda 2: Diversas ações destinadas às mulheres já foram promovidas pelo Núcleo Mulher Empreendedora da CDL Caxias em 2023, como a troca de cartões
Crédito: Alencar Turella