Pesquisa da CDL Caxias revela estabilidade nas compras de Natal
Entre os produtos mais elencados pelos entrevistados estão os brinquedos (31,6%) e artigos de vestuário (25,6%). Na sequência aparecem os eletroeletrônicos e eletrodomésticos (11,3%), calçados (7,9%), higiene e beleza (4,9%), bebidas e chocolates (4,3%), joias e relógios (3,9%) e utensílios domésticos (1,9%). A média de produtos a serem comprados é de 3,4 por cliente.
Segundo o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri, nesse ano houve queda no interesse por vestuário, calçados, higiene e beleza, bebidas e alimentos e aumento na procura de brinquedos, eletroeletrônicos e eletrodomésticos e joias e relógios.
“Acreditamos que essa mudança aconteça pelo interesse na diversificação dos presentes, ou seja, proporcionar algo diferente para familiares e amigos”, observa.
Para 80,2% das pessoas ouvidas, as lojas decoradas aumentam a vontade de entrar e conferir os produtos. O clima em torno da data também influencia 95,4% das pessoas a comprarem mais presentes, em especial para familiares (42%) ou gastarem mais (34,8%).
Ainda de acordo com o estudo da CDL Caxias, a preferência é por lojas de rua no Centro (52,4%), lojas de shopping vem na sequência (20,2%) e lojas de bairros (14,1%), em busca de presentes para filhos/enteados (25,2%), companheiro (19,8%), pais (15,8%), sobrinhos (6,9%) e até mesmo para si (6,7%).
Do total, 52,8% apontaram que fazem compras pela internet e que esses consideram fatores como preço (32,9%), reputação da empresa (20,2%), segurança do canal ou do marketplace (19,2%), prazo de entrega (14,8%), frete grátis (10,4%) e cashback (2,5%).
49% preferem ir às compras no sábado
Entre os dias da semana em que os consumidores preferem ir às compras para o Natal, o sábado é apontado por 49% dos participantes da pesquisa da CDL Caxias. Outros 48,7% devem adquirir os itens de segunda a sexta-feira e 2,3% no domingo.
Quanto ao período de compra dos presentes, foi registrado aumento das pessoas que pretendem buscar os produtos 15 dias antes (35,8%) e redução de uma semana antes (18,8%). No entanto, também houve aumento de quem admitiu que irá comprar os mimos na véspera ou até mesmo no dia (12,6%).
Cervieri reforça a importância dos comerciantes se prepararem para o aumento na movimentação às vésperas da principal data para o varejo no ano.
“Estender o horário de funcionamento sempre é um atrativo e uma forma de se diferenciar dos concorrentes, portanto, é fundamental que os lojistas procurem formas de serem competitivos, seja por meio de bons produtos, preços convidativos e bom atendimento. É fato que o cenário econômico influencia na decisão de compra, e as pessoas estão mais atentas aos preços e produtos”, conclui o executivo da CDL Caxias.
82,7% já sabem o que presentear
Os dados levantados pelo Núcleo de Informações da entidade apontam que dos 56,5% dos entrevistados que pretendem adquirir presentes e dos 4,2% que talvez presentearão neste Natal, 82,7% já sabem o que comprar. Pouco mais de 54% também afirmaram que procuram o que os presenteados pedem e outros 27,3% concordam em alguns casos com as sugestões.
Ainda de acordo com a pesquisa da CDL Caxias, 44,8%, dos participantes apontaram que o valor a ser gasto neste ano será maior em comparação ao do ano passado. Desses, 42,9% pretendem comprar um presente melhor, enquanto 26,6% têm mais produtos para adquirir. Para 11,8% os itens serão mais caros, enquanto que 9,4% admitiram gastar mais influenciados pelo 13º salário. Outros 5,9% afirmaram ter neste ano um melhor salário/renda e 3,4% o pagamento facilitado com parcelamento.
Na contramão, 11,1% disseram que gastarão menos e, desses, 48,8% avaliaram que os produtos estão mais caros e não querem comprometer o orçamento. Para 27,9% a necessidade de cortar gastos é motivo que leva ao menor investimento em presentes, 11,6% estão desempregados ou tiveram redução de renda, 7% não querem se endividar e 4,7% afirmaram que já estão com débitos na praça.
PIX se destaca como meio de pagamento preferido
O estudo da CDL Caxias identificou a consolidação do PIX como um meio de pagamento preferido neste Natal, apontado por 23,2% dos entrevistados e um crescimento mais do que o dobro do registrado em 2022. O cartão de crédito foi outra opção com elevação de 32,1% na comparação ao ano passado e apontado por 28,4% das pessoas.
No sentido oposto, foram registradas reduções em outras formas de quitação: o uso de dinheiro apresentou queda de 24,5% em comparação a 2022 e poderá ser uma opção para 34,8% neste ano. Já o cartão de débito registrou baixa de 46,8% e poderá ser a escolha de 11,3% dos entrevistados em 2023.
Sobre a pesquisa
A Pesquisa de Intenção de Compras da CDL Caxias foi realizada com 549 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O levantamento completo pode ser acessado, na íntegra, em blog.cdlcaxias.com.br.
FOTO
Legenda: 31,6% dos entrevistados pela CDL Caxias disseram que vão adquirir brinquedos para presentear no Natal
Crédito: Alencar Turella/CDL Caxias