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Amostragem da CDL Caxias aponta leve crescimento de 1,8% nas vendas de Natal

Amostragem da CDL Caxias aponta leve crescimento de 1,8% nas vendas de Natal

As vendas para o Natal 2023 se mantiveram praticamente estáveis no comércio caxiense. De acordo com o levantamento realizado pela CDL Caxias junto às empresas do município, a variação em relação a 2022 foi de 1,80%. O tíquete médio por cliente alcançou R$ 501,84, próximo aos R$ 512,35 que havia sido apurado antes da data pela entidade. Quase 11% dos negócios foram efetivados pelo digital, sendo 35,8% através de aplicativos de mensagens, 24,5% pelo Instagram e 15,1% pelo Facebook.

Foram entrevistados estabelecimentos de oito segmentos varejistas: vestuário e calçados (32,6%), brinquedos (21,7%), eletrodomésticos e eletrônicos (13%), cosméticos e perfumes (10,9%), joias e relógios (8,7%), bebidas e alimentos (6,5%), utensílios domésticos (4,3%) e floricultura (2,2%). Para 46,7% dos lojistas, a principal data comemorativa do comércio foi melhor em 2023, outros 10% disseram que foi igual a 2022 e 43,3% afirmaram que foi pior.

Entre os motivos que teriam contribuído para redução nas vendas, os participantes declararam o impacto do menor poder aquisitivo da população (41,4%), as incertezas econômicas (20,7%) e as viagens antecipadas (17,2%), já que o feriado de Natal caiu na segunda-feira. Para as empresas que comercializaram mais em 2023, 37,5% acreditam que os clientes estavam dispostos a gastar mais e 25% que o movimento foi fruto da maior divulgação da loja e dos produtos nas redes sociais. Outros 18,8% acreditam que a reputação e confiança na marca podem ter ajudado e 12,5% pela maior diversidade de produtos.

O gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri, explica que, no último ano as comercializações para as datas comemorativas foram instáveis por conta das incertezas econômicas, o que prejudica a previsibilidade do cenário. Ainda de acordo com o executivo a tendência é que as vendas continuem oscilando em 2024.

“Nas pesquisas de intenção de compras realizadas ao longo do ano passado, tivemos, em média, estabilidade nas vendas, com alguns meses de pequeno crescimento. As pessoas compraram menos presentes ou itens de menor valor em datas comemorativas. Esta prática se confirmou pelo relato dos lojistas no Natal de 2023, onde observaram que quem pode presentear melhor nos anos anteriores, neste último Natal deu uma segurada nas compras. Entretanto, quem não conseguiu presentear da forma que gostaria nos anos anteriores compensou comprando mais presentes ou de valores maiores agora. O cenário está volátil, não há um parâmetro geral, mas, sim, ações individuais, de acordo com a realidade de cada cliente”, contextualiza.

A maior procura pelos presentes de Natal ocorreu na semana que antecedeu a data (38,2%) e duas semanas antes (29,4%). Pouco mais de 20% das comercializações foram efetivadas durante o mês de dezembro e 11,8% foram realizadas na véspera ou no dia. Cerca de 32% das aquisições foram pagas com cartão de crédito, 28,6% com dinheiro, 21,4% por Pix, 14,3% com cartão de débito e 3,6% em crediário.

Quanto à decoração natalina dos estabelecimentos, 45,9% dos empresários disseram que enfeitaram como nos outros anos, 32,4% afirmaram que ornamentaram mais e 13,5% declararam que decoraram, mas menos do que em outros natais. Apenas 8,1% das lojas participantes informaram que não colocaram adereços em seus espaços e vitrines.

“A decoração, independente de qual for a data comemorativa, influencia diretamente na intenção de compras da população. Em dezembro, em nossa pesquisa prévia ao Natal, 80,2% dos consumidores disseram que as lojas enfeitadas aumentavam a vontade deles em entrar e conferir os produtos. Para 95,4% o clima natalino também influenciava a comprarem mais presentes”, reforça Cervieiri, sobre a importância da decoração.

A amostragem foi realizada entre os dias 3 e 5 de janeiro, pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias.           

Produtos mais vendidos por segmento:
- Vestuário e calçados:  bermudas, calças, camisetas, camisas polo, vestidos, chinelos, sandálias e tênis        
- Brinquedos: brinquedos em geral  
- Eletrodomésticos e eletrônicos: linha branca e tecnologia         
- Cosméticos e perfumes: aromas para a casa, maquiagem, perfumes e sabonetes       
- Joias e relógios: joias, óculos e relógios    
- Bebidas e alimentos: cestas, tábuas de frios, espumantes e vinhos        
- Utensílios domésticos: produtos com temática natalina, como jarras, taças e travessas          
- Floricultura: flores de vaso                                    

FOTO
Legenda:
Quase 92% dos empresários entrevistados pela CDL Caxias afirmaram que decoraram suas lojas para o Natal.

Crédito: Alencar Turella/CDL Caxias

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