Blog

Brinquedos e vestuário totalizam quase 60% das intenções de compras para o Natal, segundo pesquisa da CDL Caxias

Brinquedos e vestuário totalizam quase 60% das intenções de compras para o Natal, segundo pesquisa da CDL Caxias

Pesquisa de intenção de compras para o Natal, realizada pela CDL Caxias, aponta que 6 em cada 10 caxienses devem ir às compras na principal data comemorativa do comércio. Neste ano, brinquedos (31,7%) e vestuário (27,8%) devem ser os produtos mais procurados para presentear. Com média de 3,5 itens por cliente, o ticket médio estimado deve alcançar R$ 523,96, alta de 2,3% em comparação a 2023.

Na lista ainda constam artigos de higiene e beleza (10%), eletroeletrônicos e eletrodomésticos (7,4%), calçados (6,5%), passeios e viagens (4%), joias e relógios (3,5%), utensílio domésticos (3%) e bebidas e chocolates (2,2%). Dos entrevistados, 61,1% afirmaram que já sabem o que comprarão para data.

Em relação ao ano passado, o valor a ser investido é considerado igual para 41,7% dos caxienses e maior para 28,7%. Entre os que comprarão mais, 35,8% disseram que têm uma quantidade maior de produtos para presentear, 28,4% querem adquirir itens melhores e para 24,2% os artigos estão mais caros. Para quem pretende gastar menos, a avaliação de 48% é de que os produtos estão mais elevados e 33,1% têm necessidade de cortar gastos.

Dos 37,8% dos moradores que declararam que não irão adquirir itens para a data comemorativa mais aguardada pelo varejo, entre os motivos listados estão a falta de dinheiro ou crédito (31,8%). Quando questionados se algo fosse feito pelos lojistas para os estimularem às compras, 85,1% ratificaram que realmente não pretendem adquirir e outros 10,8% apontaram que promoções e descontos poderiam fazê-los mudar de ideia.

Mais de 90% preferem o comércio local

A maioria dos participantes da pesquisa da CDL Caxias (55,3%) planeja comprar em lojas de ruas do Centro do comércio local, 15,2% em lojas de shopping center, 7,6% em lojas de bairros e 3,9% em supermercados, feiras e depósitos. Outros 9% devem optar pelo comércio virtual da cidade, 4% a mais do que no Natal anterior.

A grande maioria (75,4%) dos entrevistados sempre pesquisam produtos e preços antes de comprar. A visita à loja física para ver opções/sugestões de presentes é apontada por 62,1%, assim como 25,9% preferem ir ao estabelecimento também para conferir as variedades e ver diretamente os itens. 8,4% optam por comprar pela internet.

Para 39,1% o atendimento é o principal motivo que leva a escolher o local de aquisição. Depois aparecem a forma de pagamento (15,7%), a oferta de produtos (14,9%) e a localização (9,7%).

Quando comprar e formas de pagamento

A pesquisa da CDL Caxias ainda identificou que 35,1% irão pesquisar os presentes 15 dias antes data. Já os mais antecipados afirmaram que obtêm um mês antes (34,9%), seguidos por aqueles que irão à procura na semana (19,4%) e na véspera ou no dia (10,6%).

Para 27,4% as compras serão para filho/enteado, 18,6% companheiro(a) e 13,4% para os pais. Dos entrevistados, 44,9% adquirem o que o presenteado pede e outros 38,6% em alguns casos.

O Pix é a forma de pagamento mais indicada por 34% das pessoas, seguida pelo dinheiro (25,9%), cartões de crédito (24,6%) e débito (13,6%), além de crediário (1,9%). De segunda a sexta-feira são os dias preferidos para 63,2% dos participantes irem às compras. Já para 29% são os sábados e 7,8% os domingos.

Influência do clima natalino

Quando questionados pela pesquisa da CDL Caxias a respeito do que ajuda a lembrar do Natal, 55,7% indicaram que é a época do ano, 16,4% apontaram lojas decoradas e 10,5% as pessoas comentando.

Para 58,5% a cidade já entrou no clima natalino e 22,1% disseram que já percebem algumas decorações. Para 76% as decorações de Natal são importantes, pois fazem parte das comemorações da data.

Os estabelecimentos decorados aumentam a vontade de entrar e conferir produtos para 78,5% dos entrevistados. Já 40,4% afirmaram que o clima natalino incentiva a comprar mais presentes para familiares e 36,8% faz comprar mais presentes/gastar mais.
Sobre a pesquisa da CDL Caxias do Sul
A Pesquisa de Intenção de Compras para o Natal da CDL Caxias foi realizada com 516 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 03 e 05 de dezembro de 2024. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O estudo pode ser acessado na íntegra em https://bit.ly/Ebook_Natal2024

FOTOS
Legenda 1: Em relação ao ano passado, o valor a ser investido é considerado igual para 41,7% dos caxienses

Crédito: Alencar Turella

Compartilhe esta postagem:

A MCom utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.