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CSG mapeia profundidade e relevo dos rios para melhorias em pontes do Vale do Caí

CSG mapeia profundidade e relevo dos rios para melhorias em pontes do Vale do Caí

A CSG realizou, nesta primeira quinzena de janeiro, o mapeamento da profundidade e do relevo do fundo de rios e cursos d’água, em 21 pontes na ERS-122, entre os Km 11 e 38, no Vale do Caí. Denominado de batimetria, a análise busca subsidiar obras de reforço e alargamento de pontes e rios, assim como de manutenções necessárias.

Os estudos foram realizados próximos às estruturas sobre rios e arroios como o Rio Cadeia, Arroio Paradiso, Arroio Três Mares, Rio Caí, Rio Mauá, Arroio Colúmbio e Arroio Forromeco. Todas as informações coletadas servirão de base para o planejamento de futuras intervenções.

O diretor de investimentos da CSG, Marcos Gruba, conta que os equipamentos utilizados na batimetria são capazes de gerar mapas em 2D e 3D, o que também pode servir como base de dados da região na preservação dos recursos hídricos.

“A técnica de batimetria utiliza equipamentos avançados, como ecobatímetros e sensores DGPS para gerar mapas, permitindo análises detalhadas de profundidade e relevo. Esses dados são essenciais para ações que garantirão a segurança e funcionalidade das estruturas, beneficiando tanto motoristas quanto as comunidades locais. Com ele conseguiremos ter um maior controle quanto à movimentação dos rios com o passar dos anos”, explicou.

Obras

A batimetria faz parte do desenvolvimento inicial de projetos para pontes sob a administração da CSG na região.  Entre as intervenções previstas em contrato, como o alargamento dos acostamentos externos das pontes, onde deve ser instalada faixa de segurança, também será realizado o reforço estrutural e recuperação de pontes antigas que se encontram defasadas em relação às plataformas atuais das rodovias brasileiras. 

As pontes também receberão a implantação de barreiras do tipo New Jersey, mais resistentes e projetadas com objetivo de evitar acidentes graves. O equipamento tem uma capacidade maior de absorção da energia de impacto, reduzindo a desaceleração e estimulando a recondução automática do veículo à via.

Pontes sob avaliação

Rodovia

Km

Descrição

ERS-122

11+440

Ponte sobre o Rio Cadela

ERS-122

11+440

Ponte sobre o Rio Cadela

ERS-122

12+410

Viaduto sobre a várzea do Cadela

ERS-122

12+410

Viaduto sobre a várzea do Cadela

ERS-122

14+820

Viaduto sobre a VRS-874

ERS-122

15+570

Viaduto sobre o acesso a São Sebastião do Cai

ERS-122

15+570

Viaduto sobre o acesso a São Sebastião do Caí

ERS-122

18+970

Ponte sobre o Arroio Paradiso

ERS-122

18+970

Ponte sobre o Arroio Paradiso

ERS-122

19+580

Ponte sobre o Arroio Três Mares

ERS-122

19+580

Ponte sobre o Arroio Três Mares

ERS-122

23+010

Ponte sobre o Rio Caí

ERS-122

23+010

Ponte sobre o Rio Caí

ERS-122

25+230

Viaduto sobre a Estrada Municipal - Contorno

ERS-122

25+230

Viaduto sobre a Estrada Municipal - Contorno

ERS-122

26+160

Ponte sobre o Rio Mauá

ERS-122

26+160

Ponte sobre o Rio Mauá

ERS-122

28+330

Ponte sobre o Arroio Colúmbio

ERS-122

28+330

Ponte sobre o Arroio Colúmbio

ERS-122

37+300

Ponte sobre o Arroio Forromeco

ERS-122

37+300

Ponte sobre o Arroio Forromeco

 

Sobre a concessão da CSG

O conjunto de estradas concedidas da CSG representa 271,5 km. A concessionária é responsável pela administração e manutenção da totalidade da ERS-122 (km 0 ao 168,65), ERS-446 (km 0 ao 14,84) e ERS-240 (km 0 ao 33,58), além de trechos da RSC-453 (km 101,43 ao 121,41), BR-470 (km 220,50 ao 233,50) e RSC-287 (km 0 ao 21,49).

As rodovias fazem parte dos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Bom Princípio, Campestre da Serra, Capela de Santana, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Ipê, Montenegro, Portão, São Leopoldo, São Sebastião do Caí, São Vendelino, Triunfo e Vacaria.

Iniciado em fevereiro de 2023, o contrato de concessão de 30 anos, entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a CSG, prevê investimentos superiores a R$ 4,6 bilhões, com obras de duplicação em 120 quilômetros, implantação de 59,96 quilômetros de terceiras faixas, ampliação da segurança viária e sinalização, atendimento 24 horas, manutenção, entre outras ações.

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