Blog

Dia das Mães deve ter incremento de 4,9% na procura por presentes em Caxias do Sul

Dia das Mães deve ter incremento de 4,9% na procura por presentes em Caxias do Sul

Faltando 10 dias para a celebração da segunda data mais aguardada pelo comércio, pesquisa da CDL Caxias aponta que a procura por presentes para o Dia das Mães deve apresentar crescimento de 4,9% em comparação a 2023. Apesar de positivo, o resultado apurado entre os dias 16 e 19 de abril pode ficar abaixo do esperado em decorrência das fortes chuvas registradas.

Dos entrevistados no mês passado, 53,9% pretendem ir às compras, investindo em média R$ 234,68, uma alta de 3,6% em relação ao ano anterior. Para 2024, a estimativa é que 1,4 itens sejam adquiridos por consumidor.

O estudo revela ainda que entre os caxienses decididos a presentear, 62,6% já sabem o que comprarão. Os calçados lideram com 18,9% das escolhas, seguidos pelo vestuário e moda (17,8%). Outros itens entram na lista, como beleza e cuidados pessoais (16,5%), flores (14,2%), joias e relógios (9,4%), eletroeletrônicos (8,3%), vale-presente ou dinheiro (5,5%), utensílios domésticos (5,1%) e chocolates e doces (3,9%).

O segmento de serviços se mostrou representativo, sendo a escolha para 57,1% daqueles que irão festejar a data. Um almoço em casa foi a opção de 69,7%, enquanto a ida a restaurante é o desejo de 22,4% para o Dia das Mães. Outros 4,8% citaram beleza e estética e 3,1% viagem entre as opções. A própria mãe continua sendo a mais lembrada na hora de ganhar presentes (74,8%), seguida da esposa/namorada (10,2%), sogra (6,3%) e das avós (4,1%). E 39,2% dos respondentes, disseram comprar aquilo que o presentado pede.

A CDL Caxias acredita que este ano o comércio local deve registar acréscimo nas vendas, em patamares iguais ou melhores que o ano passado. Embasada na pesquisa, a entidade acredita que os sentimentos de amor e gratidão podem influenciar positivamente nas compras, conforme assinalado por 86,5% dos entrevistados. Entre as estratégias sugeridas para atrair mais clientes estão a decoração das lojas e maior oferta de produtos.

Investimentos nos presentes

Dos 43,2% que responderam à pesquisa da CDL Caxias e afirmaram que não comprarão presentes, 50,5% não têm a quem presentear, 26,3% apontaram que a mãe mora longe e 12,6% possuem outras prioridades. Destes, 68,6% disseram que mesmo se algo fosse feito pelos lojistas não haveria motivação para ir às compras, mas 31,4% se mostraram dispostos a talvez comprar.

A CDL Caxias ainda identificou que 69,1% dos consumidores pesquisam antes de ir às compras e para 35,2% a busca começa uma semana antes. Outros 26,5% disseram que começam a sondar 15 dias antes da data, enquanto 22,6% fazem na véspera ou no dia e 15,7% um mês antes.

A procura por produtos diretos na loja lidera a preferência de 48,7% dos entrevistados.  Cerca de 17,5% exploram em sites de lojas, enquanto 13,6% buscam em sites de pesquisas. O uso do Instagram foi indicado por 8,3% e o Facebook por 3,9%.

As lojas de rua do Centro são a opção para 62,1%, seguidas pelos estabelecimentos de rua de bairro (15,4%) e lojas de shopping center (14,7%). O comércio virtual neste ano foi apontado por 6% dos entrevistados, enquanto que no ano passado foram apenas 1,6% da preferência.

Dentre os fatores de escolha para o local de compra, o atendimento (atenção, explicação dos produtos e ajuda para escolha) continua liderando como o mais decisivo (42,6%), seguido do produto (qualidade, diversidade, produtos diferenciados) com 36,1% e do local (estacionamento, decoração, segurança e fácil acesso) com 6,2%.

O dinheiro foi o meio de pagamento preferido para 38,5%, seguido pelo Pix (20,5%) e cartão de débito (20%). O cartão de crédito é a opção para 19,7% e crediário para 1,3%. Dessa forma, os meios de pagamento à vista representam 79% da escolha, enquanto que 21% preferem a prazo.

Sobre a pesquisa da CDL Caxias do Sul

A Pesquisa de Intenção de Compras para o Dia das Mães da CDL Caxias foi realizada com 678 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 16 e 19 de abril de 2024. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O estudo pode ser acessado na íntegra em blog.cdlcaxias.com.br.


Legenda:
Mais de 50% dos caxienses entrevistados em abril afirmaram que iriam às compras no Dia das Mães, aponta pesquisa da CDL Caxias. Tíquete médio por consumidor deverá ficar em R$ 234,68

Créditos: Alencar Turella / CDL Caxias   

Compartilhe esta postagem:

A MCom utiliza cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.