Incremento de 7,2% na pretensão de compras para o Dia dos Pais indica retomada das comemorações
O Dia dos Pais, quarta data comemorativa mais importante no calendário do varejo, se aproxima em um cenário de recuperação e otimismo, após as fortes chuvas que atingiram o Estado. Conforme pesquisa da CDL Caxias, a pretensão de compras por parte dos caxienses mostra que 41,2% dos entrevistados devem fazer compras para a data, um acréscimo de 7,2% em comparação ao ano passado. O ticket médio estimado é de R$ 284,68, 3,9% a mais em relação a 2023, com estimativa de 1,3 item por cliente. A entidade aponta que o crescimento é uma recuperação da queda na intenção de compras de 2023 comparado a 2022.
Entre as principais escolhas, estão artigos de vestuário e moda (40,1%), calçados (16,7%), bebidas e alimentos (10,9%) e perfumes e cosméticos (10,8%). Além do mimo, 83,6% também farão algo diferente, sendo que 63,3% declararam que irão fazer um almoço em casa, 26,9% almoço em restaurante e 9,8% passeio ou viagem.
Para os 50,6% que disseram que não irão comprar nada, 65,7% argumentaram que não têm a quem oferecer, 12,7% o pai não mora na cidade, 8,7% têm outras prioridades, 7,9% não têm boa relação com o pai e 3,4% não têm dinheiro ou crédito.
64,2% já sabem o que comprar
A prévia da CDL Caxias evidencia que 64,2% dos consumidores já sabem o que vão adquirir para o Dia dos Pais. A sondagem por produtos e preços antes da decisão final foi citada por 64,4%, sendo que a procura direto em lojas (29,1%), sites do estabelecimento (21,5%) e de busca (17,4%) e Instagram (15,3%).
A maioria (38,2%) informou que pretende pesquisar ou comprar o presente uma semana antes, outros 23% com 15 dias de antecedência e 21,7% na véspera ou no dia. Cerca de 17% declararam que já adquiriram um mês antes. Para o Dia dos Pais, o dinheiro será a principal de pagamento (34%), seguido pelo Pix (23,3%) e cartões de crédito (22,3%) e de débito (19,2%).
Estímulo às compras
Para 37,4% dos respondentes, a época do ano ajuda a lembrar do Dia dos Pais. Outros 24% mencionaram promoções específicas, 15% anúncios em revistas, jornais, outdoors e rádios. Para 88,2% a ambientação da loja colabora para entrar e conferir produtos e 52,9% citaram a decoração dos negócios como muito importante para o estímulo às compras.
O comércio de rua da área central é a preferência para 48% dos entrevistados pela CDL Caxias, enquanto shoppings locais foram referenciados por 17,4%. Outros 14,1% indicaram o varejo de rua nos bairros como escolha e 9,9% o comércio virtual.
Os sentimentos de amor e gratidão influenciam 84,4% dos que responderam à pesquisa da CDL Caxias. Com isso, 45% disseram que acabam comprando mais presentes, 32,6% se sentem motivados a criar uma surpresa e 21,2% a comemorar mais a data.
O atendimento é o principal fator de importância na decisão do local de compra para 29,7%, seguido pela qualidade e diversidade dos produtos para 16%. Preço, promoções e condições de pagamento estão em terceiro lugar, com 13,8%, e o fácil acesso, estacionamento e segurança aparecem na sequência, com 13,1%.
Sobre a pesquisa da CDL Caxias do Sul
A Pesquisa de Intenção de Compras do Dia dos Pais da CDL Caxias foi realizada com 770 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 16 e 18 de julho de 2024. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O estudo pode ser acessado na íntegra em blog.cdlcaxias.com.br.
FOTOS
Legenda: Pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias evidencia que 64,2% dos consumidores já sabem o que vão adquirir para o Dia dos Pais
Crédito: Alencar Turella/CDL Caxias, divulgação