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#MComDáVoz: Dia das Crianças deve ter aumento de 37,31% nas vendas do comércio caxiense

#MComDáVoz: Dia das Crianças deve ter aumento de 37,31% nas vendas do comércio caxiense

As vendas para o Dia das Crianças deverão ter um aumento de 37,31% neste ano em comparação com a data no ano passado. O índice foi apurado através de pesquisa da CDL Caxias do Sul realizada na última semana, e apontou aumento de 7,57% na intenção de compras e de 9,68% no ticket médio. Os entrevistados afirmaram que gastarão, em média, R$ 217,29, enquanto que em 2020 o valor era de R$ 198,11. Quando a comparação é com o ano anterior à pandemia, entretanto, o valor é de cerca de R$ 10 a menos.

Outro dado que merece destaque é o percentual de entrevistados que vai optar pelo comércio local. Mais de 88% das pessoas garantiram que comprarão em Caxias do Sul, seja em lojas da área central (63,73%), shoppings (15,88%), em bairros (4,94%) ou em empreendimentos virtuais (3,86%). Para 22,74% o valor em presentes deverá ser superior ao gasto no ano passado. Os principais itens na lista dos pais são brinquedos (64,32%), seguido por roupas e calçados (28,14%) e celulares, eletrônicos e games (4,52%)      

Para 47,94%, as lojas decoradas, que fazem alusão à data, são mais atrativas na caça ao presente ideal dos pequenos. Seguindo na mesma linha, 45,31% dos entrevistados disseram ter as próprias lojas físicas como principais locais para o acesso a informações.

Ao analisar os números da pesquisa, o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias do Sul, Carlos Alberto Cervieri, reforça o otimismo que tem demonstrado em levantamentos anteriores. Para o dirigente, as vendas para o Dia das Crianças deverão confirmar a expectativa de um último trimestre de recuperação para o comércio da cidade.  

“Estamos aos poucos retomando alguns índices que podem ser comparados aos patamares das datas comemorativas antes da pandemia. Cinquenta e quatro por cento disseram que lembram da data pelo período do ano e outros 33,33% já percebem a movimentação com relação à data. Porém, apenas 1,11% lembram da data por conta das lojas decoradas, ou seja, falta aos lojistas caxienses realizarem mais ações com objetivo de decorar as lojas, para atrair mais clientes, já que isso foi apontado como um fator que colabora para despertar a vontade de entrar e conferir as opções de presente”, acredita Cervieri.

O dirigente acrescenta que a pesquisa também demonstra a importância em prestar um atendimento qualificado, com atenção ao cliente, explicação sobre os produtos, ajuda para escolher, cordialidade e agilidade.

“Esses itens são fundamentais para 56,47% das pessoas. Além disso, 18,48% afirmam que buscam por qualidade dos produtos. Ou seja, o lojista que casar bem um ótimo atendimento com produtos de qualidade estará muito próximo de melhorar as vendas para a data e, ainda, de fidelizar o cliente para outras situações de compra”, aconselha Cervieri.

Os entrevistados também relataram que 64,69% das crianças comentam sobre presentes que viram em propagandas sobre o Dia das crianças. De acordo com a pesquisa, os pequenos têm acesso aos anúncios em vídeos (48,61%) e na TV (18,33%). Outros 10,76% são impactados por informações de colegas na escola e apenas 5,98% pelas mídias sociais. Todos esses dados reforçam que as crianças influenciam na escolha dos presentes para 27,84% dos consumidores ouvidos no levantamento.

A pesquisa de intenção de compras foi realizada com 773 moradores de diferentes pontos de Caxias do Sul, durante o período de 20 a 25 de setembro, e pode ser acessada na íntegra em blog.cdlcaxias.com.br. O levantamento tem intervalo de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.

Destaques

  • 47,87% dos consumidores pretendem presentear as crianças. Em 2020 esse índice era de 40,30%
  • Para 37,37% os sentimentos de amor e amizade influencia muito na hora das compra
  • Presentes serão para filhos (35,73%), afiliados (22,20%), sobrinhos (18,82%) e netos (17,76%)
  • Lojas decoradas aumentam a vontade de entrar e conferir as opções de presentes para 78,87%,
  • 64,69% das crianças comentam sobre presentes que viram em propagandas, segundo os entrevistados
  • 48,61% têm acesso a informações em propagandas e vídeos nas mídias sociais
  • 31,27% afirmaram que compram o que as crianças pedem
  • 55,13% disseram pesquisar produtos e preços antes da compra
  • 45,31% disseram que as próprias lojas são os canais que buscam para informações, seguido por sites de busca (27,19%), sites das lojas (22,81%) e redes sociais (2,19%)
  • Mais da metade dos entrevistados (52,96%) ainda não sabe o que comprar para a data
  • Brinquedos continuam como os itens preferidos (64,32%), seguidos por roupas e calçados (28,14%) e por celulares, eletrônicos e games (4,52%)
  • Ticket médio é R$ 217,29 neste ano, ou seja, 9,68% acima do valor de 2020
  • A média de presentes será de 1,93, levemente abaixo dos dois mimos informados no levantamento de 2020, mas acima dos 1,8 relatados em 2019
  • 58,66% pretendem comprar apenas um presente
  • 22,74% afirmaram que gastarão um valor maior em relação ao ano passado, enquanto 61,76% deverão despender do mesmo valor
  • 88,4% dos entrevistados optarão pelo comércio caxiense
  • 56,47% disseram levar em conta o atendimento como item fundamental na hora da compra, seguido pela qualidade dos produtos (18,48%), identificação clara dos preços (9,08%), local, que inclui estacionamento, segurança, conforto (6,88%) e por preços, descontos e condições de pagamento (5,55%)

 

FOTO
Crédito:
Alencar Turella
Legenda: 45,31% dos entrevistados disseram que procuram as próprias lojas físicas para se informar quanto aos produtos

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