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#MComDáVoz: Vendas de Páscoa devem repetir desempenho de 2020

#MComDáVoz: Vendas de Páscoa devem repetir desempenho de 2020

As vendas de Páscoa de 2021 deverão repetir o mesmo desempenho do ano anterior no comércio caxiense. Segundo a tradicional pesquisa de intenção de compras apurada pelo Núcleo de Informações de Mercado da CDL Caxias do Sul, 46,92% dos moradores do município deverão adquirir produtos para a data comemorativa. Em 2020, o levantamento identificou que 46% das pessoas iriam às compras, contra os 60% em 2019, quando a pandemia não existia. O tíquete médio de investimento também se manteve nos mesmos patamares, com um ligeiro aumento de 3,20%, passando de R$ 130 (2020) para R$ 134,29 (2021). Em 2019, o valor era de R$ 159 por cliente. Neste ano, assim como no anterior, a média de presentes segue sendo de quatro produtos. Quase 50% dos entrevistados disseram que a Covid-19 afeta a celebração da Páscoa.

O gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias, Carlos Alberto Cervieri, explica que, por ter sido realizada entre os dias 11 e 15 março, quando o comércio não essencial estava impossibilitado de realizar atendimento presencial, a pesquisa de intenção de compras pode sofrer uma variação positiva, com possível crescimento de 10% frente à 2020. Entretanto, quando comparado ao levantamento de 2019, quando não havia casos de coronavírus, o desempenho nas vendas da Páscoa pode ter uma redução significativa, de cerca de 30%. O levantamento deste ano pode ser acessado na íntegra em blog.cdlcaxias.com.br.

“Nesta Páscoa, caso o cenário pandêmico tenha uma estabilização na semana, com boas notícias de evolução na vacinação, redução no número de infectados e de mortalidade e o governo do Estado não suspender as atividades, a tendência é que o resultado possa chegar em até 10% a mais do que foi no ano passado. Não podemos comemorar, porque o resultado do ano de 2020 já foi muito ruim, mas é um alívio porque mostra uma movimentação um pouco maior que na Páscoa anterior”, analisa Cervieri.

Para 77,32% dos entrevistados, o chocolate será a principal opção nesta Páscoa. Os ovos seguem sendo a preferência dos consumidores para data, representando 55,62% (aumento de quase 25% frente à 2020 e de mais de 20% em relação à 2019), seguidos dos bombos e trufas, com 23,60% da participação, e das barras de chocolate, que representará 8,99%, contra 19% das escolhas do ano anterior. Cinquenta e cinco por cento dos clientes devem optar por produtos industrializados.

“Os ovos de chocolate, que nos anos anteriores vinham diminuindo a sua participação, neste ano voltaram com força, como o grande produto da Páscoa, com 55,62%, enquanto que em 2020 representavam 31% e em 2019 34%. Os ovos deram um salto na participação, mas absorveram um pouco do espaço de outros produtos, como bombons e trufas e, principalmente, das barras de chocolate, que tiveram uma queda na preferência do público”, observa o gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias.

79,5% das vendas de Páscoa devem acontecer nesta semana

Ainda de acordo com a pesquisa da CDL Caxias do Sul, 38,92% das pessoas irão às compras nesta semana e 40,54% devem ir na véspera ou no dia.

“Característico dos caxienses em todas as datas comemorativas, mais uma vez, vamos ter uma grande movimentação na véspera e na semana da Páscoa. E, neste ano, também será por conta dos reflexos no calendário financeiro, já que as pessoas vão receber entre o primeiro e o quinto dia útil do mês, sendo que muitos deles não terão recebido até a Páscoa, o que pode impactar ainda mais negativamente nas compras. Aos lojistas, precisamos fazer uma alerta para que se preparem e tenham condições para atender todas as pessoas com a máxima segurança possível, com todos os cuidados protocolares, incluindo medidas redobradas, para que possamos passar por este momento sem percalços”, reforça Carlos Alberto Cervieri, gerente Administrativo Financeiro da CDL Caxias.

A preferência unânime dos entrevistados será pelo comércio local, sejam eles em supermercados (38,42%), lojas de rua no Centro (39,90%) ou de bairros (17,73%), em feiras ou depósitos (2,69%) ou através do varejo virtual (0,99%). Quase 40% dos participantes afirmaram que o presente será para filhos e enteados, 18,44% para parceiro, 10,64% para pais e 8,16% para afilhados.

“Teremos uma distribuição melhor entre as lojas de rua do Centro e dos bairros. Neste ano, os estabelecimentos não centrais também devem se preparar para ter um bom movimento e deveriam investir em campanhas e promoções para atrair mais consumidores do seu entorno. As pessoas estão com medo, estão preocupadas e evitando se deslocar muito, e, com isso, as lojas dos bairros terão uma grande vantagem”, orienta o dirigente.

Entre os fatores decisivos na hora da escolha do local de compra estão: atendimento (31,16%), produtos de qualidade (20,55%), condição de pagamento (15,41%) e itens diferenciados (13,01%). A pesquisa identificou ainda que o pagamento em dinheiro foi apontado como a principal escolha para 67% dos entrevistados, seguido do cartão de crédito (17,84%) e de débito (15,14%). Em 2020, o dinheiro estava com 48% da preferência.

“A escolha pelo dinheiro demonstra cautela, mais pelo momento que estamos vivendo, do que pela questão do endividamento”, avalia Cervieri.

O estudo também aproveitou para questionar a população sobre as medidas restritivas ao comércio e aos serviços não essenciais. Cerca de 60% dos entrevistados as consideram desnecessárias, já que avaliam que estas atividades não geram aglomeração e que a ação prejudica muitas pessoas. Já pouco mais de 39% afirmaram que as restrições são importantes.

A pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias do Sul foi realizada, por telefone, com 390 moradores de diferentes pontos de Caxias do Sul. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos.

EM NÚMEROS         
Confira alguns destaques da pesquisa de intenção de compras da CDL Caxias do Sul.

  • 46,41% dos moradores de Caxias do Sul pretendem ir às compras nesta Páscoa. Em 2020, eram 46%, e em 2019, 60%. Na época da pesquisa, apenas 0,51% já haviam adquirido produtos para a data.
  • Entre os 53% que não irão às compras, 33% deles afirmaram que é por questões financeiras, 28% por conta do coronavírus e 23% por terem outras prioridades. 
  • O tíquete médio será de R$ 134,29 em 2021. Em 2020, eram de R$ 130. Em 2019, de R$ 159.
  • 40,54% das compras devem ser na véspera ou no dia da Páscoa e 38,92% na semana da data.
  • Cada consumidor comprará, em média, quatro produtos. Em 2020 também eram quatro itens e em 2019 eram três.
  • 49,75% disseram que a celebração da Páscoa em 2021 ainda conseguiu manter o seu espírito e sua simbologia. Enquanto 50,25% afirmaram que o coronavírus afeta a comemoração e impacta negativamente o espírito familiar desta data.
  • 77,32% irão comprar chocolate nesta Páscoa. Em 2020, esta também era a preferência de 75% dos entrevistados e, em 2019, foi de 92%.
  • Ovos de chocolate representam 55,62% da preferência neste ano, seguidos dos bombos e trufas (23,60%) e das barras de chocolate (8,99%).
  • A escolha deve ser por produtos industrializados (55%), seguido dos artesanais (35%). Dez por cento dos entrevistados afirmaram que é indiferente.
  • 100% dos entrevistados afirmaram que irão adquirir os produtos no comércio local, seja físico ou digital.
  • Entre os fatores decisivos para o local de compra estão o atendimento (31,16%), os produtos de qualidade (20,55%), a condição de pagamento (15,41%) e os itens diferenciados (13,01%).
  • 66,49% pesquisam produtos e preços antes de comprar.
  • Entre os canais de pesquisa ou informações, 38,83% é diretamente nas lojas, 17,55% nos sites dos estabelecimentos e 13,30% no Facebook.

FOTOS
Legenda1: Maioria dos entrevistados vai optar pelo comércio local        
Legenda2:
40,54% das compras devem ser na véspera ou no dia da Páscoa e 38,92% nesta semana
Créditos: Julio Soares, divulgação

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