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O que você deve avaliar na hora de escolher um influenciador

O que você deve avaliar na hora de escolher um influenciador

Um tempo atrás, para se comunicar com o público em massa era preciso investir apenas nas mídias tradicionais, como jornal, televisão e rádio. Hoje, com a evolução da internet e a criação de redes sociais, é possível ampliar a divulgação para canais alternativos, como o Instagram, TikTok, YouTube e Facebook. Trabalhar com este público requer uma comunicação mais informal e personalizada. E, para dar certo, tudo isso precisa partir da escolha do influenciador digital!

Sabemos que começar do zero pode ser difícil, por isso separamos cinco dicas para que sua ação de marketing de influência com formadores de opinião seja mais assertiva.

1) Qual público você quer atingir?        
Crie o “modelo ideal” de cliente para o seu negócio e se guie por ele para filtrar os influenciadores para a ação. Escolha os profissionais que mais se assemelham ao seu mercado, pois, normalmente, as pessoas que os seguem se identificam com o estilo deste formador de opinião. Antes de tudo, veja se a personalidade, assim como os seus valores, estão em sinergia com os do seu negócio. Isso vai ajudar a gerar conexão entre sua marca, o influenciador e os seus seguidores. 

2) Nicho de mercado    
Quanto mais nichado em determinado assunto, mais relevância ele tem em sua área e, consequentemente, sua ação tem mais potencial para dar certo. Não adianta colocar alguém que produz conteúdo sobre vinhos para falar sobre moda ou alguém que dá dicas de finanças para contar sobre esportes, não é mesmo? Certo, na maioria das vezes é isso mesmo. Mas, em muitas estratégias, também apostamos em perfis nichados que se complementam com o assunto que vamos abordar.

3) “Tamanho não é documento”            
Do que adianta ter milhares de seguidores, mas não ter engajamento de curtidas e comentários nos posts? Fique atento na hora da escolha!        
Você pode filtrar isso de maneira manual – abra o Instagram e visualize cada imagem – ou utilize ferramentas pagas, como o Influencyme.

4) Conteúdo de qualidade        
Tem boa quantidade de seguidores e bom engajamento, mas produz conteúdo de baixa qualidade? Fique de olho! Não é apenas publicar por publicar. Veja como o formador de opinião dá atenção aos posts que produz: textos, vídeos e fotos. É preciso que ele agregue valor e relevância ao produto divulgado.

5) Parceria ou ação de relacionamento?                
Nem todos os influenciadores digitais (aliás, a maioria deles) aceitam apenas “presentes” para publicar o que você manda. Em boa parte das ações, o formador de opinião desenvolve e publica o conteúdo apenas através de “mídia paga”.

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