Pesquisa da CDL Caxias mostra que 65,9% dos consumidores já adquiriram algum item para o frio
Nesta quinta-feira (20) tem início o inverno. A tendência de dias mais curtos, frios e chuvosos até o mês de setembro favorece para que as pessoas procurem itens que ajudem a aquecer tanto o corpo como a casa. Para medir o impacto da estação no comércio, a CDL Caxias realizou novamente a pesquisa de intenção de compras com consumidores. Do total de entrevistados que pretendem fazer compras, 65,9% já adquiriram produtos para o inverno. Quase metade informou que neste ano o investimento será maior, apontando para um tíquete médio 6,7% superior na comparação ao mesmo período de 2023, podendo chegar a R$ 712,85.
Na lista despontam artigos que tendem a serem mais adquiridos, como vestuário e acessórios (86,7%), calçados (63,1%) e cama e banho (46,2%), totalizando, em média, de quatro novos produtos por consumidor. A qualidade foi o argumento de 48,3% dos participantes como influência nas compras por produtos mais caros. Outros 19,4% indicaram mercadorias mais duráveis, 14,3% peças mais confortáveis e, para outros 7,9%, a pressa da compra por conta do frio.
Entre os fatores decisivos para a escolha de produtos para o frio, o atendimento (atenção, ajuda na escolha e explicação sobre produtos) lidera com 32,9% das indicações dos moradores de Caxias do Sul e a qualidade (diversidade e diferenciação dos produtos) está em segundo lugar para 25,3%. As condições de pagamento são importantes para 23,3%, sendo que esse foi um fator que registrou acréscimo de 9,1% na comparação ao ano anterior.
Para os 32,3% dos respondentes que não pretendem realizar compras, os motivos ficam por conta de que não precisam de nada no momento (46,8%), outras prioridades (30,1%) e falta de dinheiro ou crédito (15,6%).
Estação como atrativo
A pesquisa da CDL Caxias mostra também que o frio é uma boa oportunidade para movimentar segmentos como o da gastronomia e do lazer. Mais de 80% dos entrevistados disseram que pretendem ou já fizeram algo diferente por conta do inverno. Desses, 71,9% ainda não decidiram o atrativo, 10,2% indicaram passeio, 6,8% almoço ou jantar em restaurantes, 6,2% almoço ou jantar diferenciado em casa e 4,9% viagem.
Meios de pagamento
Em função do custo mais alto de alguns produtos de inverno ou a necessidade de aquisição de mais itens, o uso de cartão de crédito, por conta do parcelamento, foi eleito a principal forma de pagamento para 35,7% dos participantes do levantamento da CDL Caxias. Dinheiro, Pix e cartão de débito vêm na sequência com 25,6%, 23,8% e 11,3%, respectivamente.
Compras no final do inverno
Questionados se as promoções e descontos ofertados ao final do inverno incentivam as compras, 37,9% dos caxienses disseram que aproveitam para adquirir produtos, deixando-os guardado para o próximo ano. Outros 25,1% afirmaram que se ainda estiver frio, compram mais alguns produtos para aproveitar o preço menor. Cerca de 22% apontaram que podem ser influenciados caso os produtos que desejam estejam em oferta, e 14,9% não compram itens no final da estação e aguardam o ano seguinte para adquirir, se as temperaturas estiverem baixas.
Itens preferidos
Vestuário e acessórios
Casacos (20,6%)
Calças e blusas térmicas (18,8%)
Jaquetas (17,8%)
Blusas básicas (9,4%)
Malhas (9,1%)
Moletom (7,5%)
Outros (16,8%)
Calçados
Botas (40,8%)
Tênis (28,7%)
Sapatos (19,2%
Pantufas e chinelos (11,3%)
Cama e banho
Cobertor (26,7%)
Pijamas (19,3%)
Lençol de soft (15,8%)
Edredom (14,4%)
Lençol térmico (10,9%)
Mantas (6,5%); Roupão (6,4%)
Sobre a pesquisa da CDL Caxias do Sul
A Pesquisa de Intenção de Compras para o Inverno da CDL Caxias foi realizada com 576 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 04 e 07 de junho de 2024. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O estudo pode ser acessado na íntegra em https://bit.ly/e-book_inverno2024.
FOTOS
Legenda: Estação mais fria do ano, que se inicia nesta quinta-feira (20) e segue até setembro, gera expectativa de aumento de 6,7% no tíquete médio nas vendas do comércio de Caxias do Sul
Crédito: Alencar Turella/CDL Caxias, divulgação