Por que é preciso dar atenção ao briefing?
Talvez você nunca tenha ouvido a palavra briefing em meio a rotina da sua empresa, mas há grandes chances de que já tenha desenvolvido este processo ou elaborado algo parecido para a criação da marca, ou mesmo para o lançamento de algum produto.
O briefing nada mais é que o conjunto de informações que embasará o desenvolvimento de uma ação. Antes da execução de qualquer projeto é preciso estabelecê-lo junto com o cliente, pois as estratégias de comunicação serão direcionadas a partir dele.
Neste processo serão levantados dados sobre o cliente, seus produtos, objetivos, público-alvo, mercado de atuação e concorrência, além de definir o cronograma do trabalho. Para a comunicação, o briefing é tão importante quanto as técnicas de vendas que se aplica no negócio.
Este material é fundamental para montar o planejamento de comunicação: escrever um texto jornalístico, realizar ações de relacionamento (press kit ou press trips), elaborar peças publicitárias, conteúdos para as redes sociais ou para o desenvolvimento de um banco de imagens próprio. Por isso, é primordial que o cliente seja transparente e colabore ativamente na construção desse “manual”.
O BRIEFING AJUDA:
- A atender as expectativas do cliente;
- Quanto mais completo, mais assertivo será a entrega do trabalho;
- Proporciona maior agilidade para equipe e para o cliente, já que as chances de retrabalho serão menores;
- É importante para inspirar o profissional responsável pelo projeto, pois ele conhecerá de forma mais profunda a história e os princípios do cliente. Lembre-se: os detalhes fazem toda a diferença;
- Para estabelecer o cronograma de prazos.