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Qual a diferença entre Assessoria de Imprensa e Publicidade?

Qual a diferença entre Assessoria de Imprensa e Publicidade?

A maioria das pessoas acredita que Assessoria de Imprensa e Publicidade são a mesma coisa, mas não são! Apesar de serem grandes parceiras estratégicas, elas comunicam de formas diferentes e, normalmente, geram ganhos distintos para a marca.

Porém, quando as divulgações estão atreladas ao planejamento comercial da empresa, a Assessoria de Imprensa e a Publicidade também podem resultar em aumento nas vendas, seja de produtos ou procura por serviços.

Assessoria de Imprensa: a mídia espontânea

Mais do que investimento financeiro, a Assessoria de Imprensa é um aporte incalculável para a reputação da sua empresa, produto ou serviço, em médio e longo prazo.

A Assessoria de Imprensa identifica o que é de interesse coletivo e faz com que esses acontecimentos da sua marca virem notícia nos veículos de comunicação.

Os profissionais de Assessoria de Imprensa são capacitados para saber o que chama a atenção dos jornalistas e a melhor forma de se comunicar com os colegas. Essa sinergia e identificação faz com que as publicações sejam obtidas espontaneamente, gerando confiança e relevância da sua empresa para o consumidor.

Através da Assessoria de Imprensa, a marca e seus produtos são colocados como fonte de referência na mídia, o que ajuda na construção (ou reforço) da imagem da empresa ou profissional e, consequentemente, pode reverter em vendas.

Na Assessoria de Imprensa...      

  • Você é o especialista no assunto.
  • Você e a sua marca são citados de forma gratuita nas notas e reportagens dos veículos de comunicação.
  • O pagamento pelo trabalho de Assessoria de Imprensa independe do tamanho da publicação.
  • O investimento da Assessoria de Imprensa é relativamente baixo para a empresa.
  • Informa o que é de utilidade pública e faz a divulgação do serviço da sua marca.
  • Utiliza linguagem exclusivamente jornalística.
  • A redação dos textos que serão enviados para a imprensa é feito por um jornalista.
  • Os releases (textos jornalísticos), as sugestões de pauta e o relacionamento são a alma do negócio.
  • Os veículos de comunicação só publicam o que consideram notícia.
  • Gera mais credibilidade e reputação.

Publicidade: a mídia paga         

Ao contrário da Assessoria de Imprensa que objetiva primeiramente ganhos de imagem, a Publicidade busca vender seus produtos ou serviços através de anúncios, independente do interesse público. Este é o seu foco principal: reverter a divulgação em comercialização.

Em alguns casos, especialmente em sites, jornais e revistas, os conteúdos publicitários podem ser acompanhados dos termos “informe comercial”, “branded content” ou “publicidade”.   

Por se tratar de uma mídia paga, na maioria das vezes, o consumidor percebe que o espaço é comprado pela empresa e que, por isso, só serão divulgados aspectos positivos do assunto.

Na Publicidade...

  • Você é anunciante, pagando para ter a sua oferta ou marca exposta em uma mídia.
  • A sua marca é veiculada de forma programada, seguindo um modelo.
  • Você define o tamanho da publicação.
  • O pagamento pelo anúncio é variável, dependendo da mídia, do tamanho e do tempo da veiculação.
  • Normalmente, a empresa precisa investir valores altos para a publicação.
  • Na maioria dos casos, além da veiculação, é preciso contratar uma agência para o desenvolvimento do anúncio.
  • O texto é elaborado por um redator, enquanto a arte é criada por um publicitário ou designer.
  • Utiliza uma linguagem definida pela marca.
  • Informa as características do produto ou serviço.
  • A propaganda é a alma do negócio.
  • É publicado qualquer conteúdo definido pela marca.

 

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