Qual a diferença entre Assessoria de Imprensa e Publicidade?
A maioria das pessoas acredita que Assessoria de Imprensa e Publicidade são a mesma coisa, mas não são! Apesar de serem grandes parceiras estratégicas, elas comunicam de formas diferentes e, normalmente, geram ganhos distintos para a marca.
Porém, quando as divulgações estão atreladas ao planejamento comercial da empresa, a Assessoria de Imprensa e a Publicidade também podem resultar em aumento nas vendas, seja de produtos ou procura por serviços.
Assessoria de Imprensa: a mídia espontânea
Mais do que investimento financeiro, a Assessoria de Imprensa é um aporte incalculável para a reputação da sua empresa, produto ou serviço, em médio e longo prazo.
A Assessoria de Imprensa identifica o que é de interesse coletivo e faz com que esses acontecimentos da sua marca virem notícia nos veículos de comunicação.
Os profissionais de Assessoria de Imprensa são capacitados para saber o que chama a atenção dos jornalistas e a melhor forma de se comunicar com os colegas. Essa sinergia e identificação faz com que as publicações sejam obtidas espontaneamente, gerando confiança e relevância da sua empresa para o consumidor.
Através da Assessoria de Imprensa, a marca e seus produtos são colocados como fonte de referência na mídia, o que ajuda na construção (ou reforço) da imagem da empresa ou profissional e, consequentemente, pode reverter em vendas.
Na Assessoria de Imprensa...
- Você é o especialista no assunto.
- Você e a sua marca são citados de forma gratuita nas notas e reportagens dos veículos de comunicação.
- O pagamento pelo trabalho de Assessoria de Imprensa independe do tamanho da publicação.
- O investimento da Assessoria de Imprensa é relativamente baixo para a empresa.
- Informa o que é de utilidade pública e faz a divulgação do serviço da sua marca.
- Utiliza linguagem exclusivamente jornalística.
- A redação dos textos que serão enviados para a imprensa é feito por um jornalista.
- Os releases (textos jornalísticos), as sugestões de pauta e o relacionamento são a alma do negócio.
- Os veículos de comunicação só publicam o que consideram notícia.
- Gera mais credibilidade e reputação.
Publicidade: a mídia paga
Ao contrário da Assessoria de Imprensa que objetiva primeiramente ganhos de imagem, a Publicidade busca vender seus produtos ou serviços através de anúncios, independente do interesse público. Este é o seu foco principal: reverter a divulgação em comercialização.
Em alguns casos, especialmente em sites, jornais e revistas, os conteúdos publicitários podem ser acompanhados dos termos “informe comercial”, “branded content” ou “publicidade”.
Por se tratar de uma mídia paga, na maioria das vezes, o consumidor percebe que o espaço é comprado pela empresa e que, por isso, só serão divulgados aspectos positivos do assunto.
Na Publicidade...
- Você é anunciante, pagando para ter a sua oferta ou marca exposta em uma mídia.
- A sua marca é veiculada de forma programada, seguindo um modelo.
- Você define o tamanho da publicação.
- O pagamento pelo anúncio é variável, dependendo da mídia, do tamanho e do tempo da veiculação.
- Normalmente, a empresa precisa investir valores altos para a publicação.
- Na maioria dos casos, além da veiculação, é preciso contratar uma agência para o desenvolvimento do anúncio.
- O texto é elaborado por um redator, enquanto a arte é criada por um publicitário ou designer.
- Utiliza uma linguagem definida pela marca.
- Informa as características do produto ou serviço.
- A propaganda é a alma do negócio.
- É publicado qualquer conteúdo definido pela marca.