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Vendas de inverno no comércio caxiense divide opiniões e lojistas apontam incremento de 4,3%

Vendas de inverno no comércio caxiense divide opiniões e lojistas apontam incremento de 4,3%

O desempenho das vendas de inverno no comércio caxiense dividiu a opinião dos lojistas, conforme aponta amostragem da CDL Caxias, que ouviu empresários locais dos setores de vestuário, calçados, bebidas, alimentos, cama, mesa e banho. Apesar do incremento de 4,3% e ticket médio de R$ 701,67, 46,2% afirmaram que a comercialização de itens relacionados ao inverno foi melhor, 30,7% que foi igual e 23,1% pior.

 

A maior procura por itens de inverno aconteceu em junho (24,5%), seguido pelos meses de maio (20,4%), julho (18,4%), agosto (14,3%) e setembro (8,2%).

 

Entre os motivos apontados por aqueles que avaliaram o resultado como positivo estiveram a boa quantidade de dias frios (30,3%), compras para doações aos atingidos pelas enchentes (28,5%), o investimento em marketing (17,6%) e a reputação e confiança na marca (14,7%). Quem não vendeu o esperado citou os poucos dias frios (37,5%) e as enchentes como empecilho para lucrar mais (33,3%).

 

Canais de vendas, divulgação e promoções

O levantamento da CDL Caxias mostrou que as vendas pelo digital representaram 7,5%. Dos respondentes, 34,2% declararam que comercializaram pelo WhatsApp, 15,8% utilizaram o Instagram e 12,3% pelo site próprio. Outros 30,6% afirmaram que não realizaram negociações pelo digital.

 

As redes sociais foram indicadas por 63,8% dos entrevistados como principais canais para divulgar a loja e os produtos de inverno. Rádio correspondeu a 7,9%, adesivagem de vitirine 5,1%, canais de televisão 2,6% e outras formas de divulgação 7,8%. Aqueles que não fizeram nenhum tipo divulgação equivaleram a 12,8%.

 

 

Dos empresários que participaram da amostragem da CDL Caxias, 46,4% informaram que apesar da venda razoável promoveram liquidações para vender o estoque. Outros 21,5% disseram que pelo fato de terem sobrado muitas peças de inverno foi preciso realizar promoções. Uma outra fração, que representou 14,3%, afirmou que comercializou todos os itens e não foi necessária liquidação. Quase 11% venderam praticamente tudo e também não precisaram queimar o estoque.

 

O cartão de crédito foi a principal opção de pagamento para 35,9% dos consumidores, segundo os lojistas. Na sequência apareceram o Pix (26,9%), dinheiro (23,1%), cartão de débito (10,3%) e crediário (3,8%).

 

PRODUTOS MAIS VENDIDOS*     

Vestuário e calçados

Botas

Calçados

Calças esportivas

Casacos

Jaquetas

Malhas

Moletons

Peças térmicas

 

Bebidas e alimentos

Tábuas de frios

Vinhos

Cestas com vinhos

 

Cama, mesa e banho

Cobertores

Edredons

Jogo de lençol

Pijamas

Travesseiro

*A sequência dos segmentos não representa a ordem dos mais comercializados

 

FOTO
Legenda:
Enquanto 46,2% dos lojistas afirmaram que a comercialização de itens relacionados ao inverno foi melhor, outros 53,8% avaliaram que foi igual ou pior

Créditos: Alencar Turella/Divulgação CDL Caxias

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